BASTÃO 

Os movimentos do bastão do AMI são uma integração dos movimentos de lança, jô-dô e Aiki-Jô. Houve minucioso trabalho para integrá-los, torná-los coerentes, e em harmonia com os princípios do Ami, em especial com o Princípio da Simetria, não seguido por nenhuma das modalidades da qual se originou.

Com o bastão do AMI surge ainda outra inovação: os ataques livres. Nas práticas a dois, e nas formas preestabelecidas ou “katas”, os movimentos são fixos e imutáveis. Já no ataque livre, eles variam sem prévio aviso e sem estarem combinados.

O bastão tem 1,30 m de comprimento e de 3 cm de diâmetro e é tratado como uma extensão do corpo, por onde o “Ki” flui.

É sugerido que cada praticante tenha o seu próprio bastão, pois qualquer diferença nas medidas ou textura prejudica o seu manuseio. Com o treinamento continuado, o bastão passa a fazer parte de nossa vida e a identificação mútua é perfeita.

Treinando bastão AMI a percepção da velocidade e da distância de ataques ficam aguçadas de tal maneira que melhora na qualidade final das técnicas corporais.

Também promove a percepção para defesas contra ataques de pedaços de pau, facões, objetos longos e chutes.

As técnicas de bastão obedecem os mesmos princípios das corporais, fazendo parte do treinamento.

CASSETETE 

A prática do AMI envolve tanto técnicas corporais como com armas. As mais utilizadas são a faca, bastão e o cassetete.

Elas ampliam o conhecimento do artista marcial, permitindo um ataque eficiente e consequentemente uma defesa eficaz.

O cassetete ajuda a entender e aperfeiçoar técnicas corporais, sobretudo de defesa.

Cada técnica é treinada utilizando a condução do “ki”, “tchi”, ou “energia”, para a utilização do mínimo de força, permitindo que uma pessoa mais fraca fisicamente consiga defender-se de pessoas mais fortes.

Como conseqüência do treinamento constante de cassetete, o praticante melhora a resistência física e a força dos punhos e braços, permitindo a execução das demais técnicas do AMI com maior facilidade.

Por treinarmos com um bastão de 65 cm por 3 cm de diâmetro as várias técnicas permitem defender-se de ataques com cassetetes, pedaços de pau, facões e objetos de tamanho semelhante, cortantes ou não.

TOP
BrazilGerman